Projeto cria sistema para otimizar vagas rotativas no Centro
A Câmara Municipal de Porto Alegre está discutindo projeto de lei que cria o Sistema de Gestão de Vagas de Estacionamento do Centro Histórico. A proposta é assinada pelo vereador Hamilton Sossmeier (PTB). "O objetivo é trazer maior rotatividade de vagas em um dos locais mais concorridos da cidade", diz o autor.
Conforme o projeto, a gestão das vagas se dará a partir da aquisição de um “cartão temporizador”, a ser adesivado no painel do carro, indicando o horário exato em que o usuário estacionou na vaga. Os veículos cadastrados poderão permanecer estacionados por, no máximo, uma hora.
Os cartões serão distribuídos pelo órgão municipal responsável pela fiscalização de trânsito no município (EPTC) aos usuários interessados. Para obter o cartão, o usuário deverá apresentar cópia da Carteira Nacional de Habilitação e do documento do veículo. O uso dos cartões ocorrerá de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h. O descumprimento das regras resultará em penalidade prevista no Código de Trânsito Brasileiro.