Plenário

Projeto dá nome de Nossa Senhora da Abadia a rua na Cavalhada

João Carlos Nedel na tribuna.
João Carlos Nedel (PP) é o proponente (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre o projeto de lei do Executivo nº 351/17, de autoria do vereador João Carlos Nedel (PP), que denomina Rua Nossa Senhora da Abadia o logradouro público cadastrado conhecido como Rua C – Loteamento Cavalhada –, localizado no Bairro Cavalhada. O motivo apontado pelo vereador é a relevância da santa na fé católica. Essa invocação a Maria também é conhecida como Santa Maria do Bouro, pois se originou no Mosteiro (ou Abadia) do Bouro, próximo à cidade de Braga, em Portugal.

Conforme Nedel, a imagem de Nossa Senhora da Abadia representa Maria de pé, segurando nos braços o menino Jesus, que tem uma coroa na cabeça. “A devoção a Nossa Senhora da Abadia é muito antiga. Remonta à metade do primeiro milênio. Por volta do ano 883, quando da invasão moura na península ibérica (Espanha e Portugal), os monges da Abadia do Bouro fugiram e esconderam a imagem da Santa”.

Sobre a devoção à santa no Brasil, o vereador explica: “A devoção a Nossa Senhora da Abadia chegou ao Brasil pelos portugueses que se instalaram na região do Triângulo Mineiro. Nessa região, várias cidades têm Nossa Senhora da Abadia como padroeira. Com o tempo, a devoção passou para Goiás, principalmente em Muquém e na antiga capital, Vila Boa, que ainda conserva sua Igreja Matriz, construída no século XVIII. Atualmente, um dos locais mais famosos pelas romarias é o de Nossa Senhora da Abadia da Água Suja, antigo centro de garimpagem de diamantes. O santuário de Nossa Senhora da Abadia atrai todos os anos, no dia 15 de agosto, um grande número de devotos, e a procissão é famosa”. 

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)