Projeto de Lei

Projeto de Lei declara Correio do Povo como Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre

Retrato: Vereador Carlo Carotenuto
Projeto de Lei declara Correio do Povo como Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre (Foto: Júlia Urias/CMPA)

Está em trâmite na Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto de Lei  PLL Nº 108/25; que estabelece o jornal Correio do Povo como patrimônio histórico e cultural do município de Porto Alegre.  O periódico foi fundado em 1º de outubro de 1895, é reconhecido como um dos mais importantes veículos de comunicação do Rio Grande do Sul e do Brasil.

 Ao longo de sua história, o periódico tem desempenhado um papel essencial na formação da cultura e identidade de Porto Alegre, sendo um marco significativo na cobertura de eventos históricos que moldaram a política e a sociedade do nosso país. A importância do jornal vai além do campo jornalístico, consolidando-se como um pilar da história local, com impacto profundo na formação da opinião pública e no debate político e social em seus quase 130 anos. 

Desde sua fundação por Francisco Antônio Vieira Caldas Júnior, o Correio do Povo se manteve independente, embora com uma linha editorial conservadora, e teve uma participação decisiva em momentos cruciais da história brasileira, como a Revolução Federalista, a ascensão de Getúlio Vargas, a Revolução de 1930, e outros marcos do século XX. Ao longo de sua trajetória, o jornal foi um elo importante entre a sociedade e os grandes acontecimentos políticos, sendo uma referência de jornalismo sério e investigativo, mesmo em tempos de restrições democráticas.

“Verificamos que o  Jornal Correio do Povo como parte da nossa história e cotidiano, a sua relevância informativa tem vencido e tempo e as novas tecnologias, com isso, reconheço a importância do jornal e de mantermos a sua história viva.”, salienta o vereador 

Diante disso, o projeto de lei propõe a inclusão do Correio do Povo como um patrimônio da cidade, assegurando que sua rica história e contribuição sejam preservadas, garantindo que sua influência continue a fazer parte da construção histórica de Porto Alegre. Esta medida reafirma a importância do jornal em todos os segmentos em nossa sociedade.