Projeto de Lei prevê filmagem obrigatória em Pet Shops de Porto Alegre
Projeto de lei promete tornar obrigatório a instalação de circuito interno de filmagem em pet shops de Porto Alegre. A lei, de autoria do vereador e protetor de animais, Rodrigo Maroni, foi protocolada na Câmara de Vereadores da capital gaúcha. Ainda conforme o projeto, os clientes desses estabelecimentos terão assegurado o direito ao acesso às imagens gravadas.
Nos casos de serviços de banho e tosa, as câmaras de filmagens devem ser instaladas de modo a que o cliente possa acompanhar desde o início até o final da prestação destes serviços. Quando solicitado, a pet shop deverá fornecer ao cliente, no prazo de até dois dias, uma cópia das imagens gravadas de seu animal.
De acordo com Rodrigo Maroni, nestas lojas especializadas em produtos e serviços para animais de estimação, os donos deixam seus animais, confiando que seus companheiros serão bem cuidados. “A grande maioria das pet shops, praticamente 99,99%, é extremamente cuidadosa e eficiente, o que a lei quer é fazer com que 100% dos estabelecimentos tenham o atendimento perfeito aos animais”, explica Maroni.
Com mais de 37 milhões de cães e 21 milhões de gatos, o Brasil ocupa o segundo lugar no mercado mundial de bichos de estimação, com 8% desses animais, atrás apenas dos EUA, com 30%. Segundo pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o Brasil faturou, em 2012, R$ 14,2 bilhões no ramo em em 2013, a previsão é que se chegue a 15,4 bilhões.