Projeto declara como patrimônio cultural imaterial a Vila dos Pescadores
A Vila dos Pescadores é uma parte importante da história do Bairro Vila Assunção (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA - Uso público, resguardado o crédito obrigatório) Autores da proposta são os vereadores Giovani Culau e Coletivo (PCdoB) e Giovane Byl (PODE) (Foto: Johan de Carvalho/CMPA - Uso público, resguardado o crédito obrigatório)
Está tramitando na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que declara como patrimônio cultural imaterial do município de Porto Alegre a Vila dos Pescadores. A proposta tem a autoria dos vereadores Giovane Byl (PODE) e Giovani Culau e Coletivo (PCdoB).
Conforme os autores, a Vila dos Pescadores é um exemplo significativo de patrimônio cultural que representa a conexão histórica entre os habitantes de Porto Alegre e o Rio Guaíba. Essa relação com a água e com a pesca artesanal remonta às origens da cidade, quando a atividade pesqueira foi essencial para a subsistência das primeiras comunidades.
“Cabe reforçar que a Vila dos Pescadores é uma parte importante da história do Bairro Vila Assunção, um dos mais tradicionais da cidade, e é considerada uma área de grande valor histórico e social. Muitas iniciativas culturais, turísticas e educacionais têm buscado resgatar essa memória, proporcionando aos porto-alegrenses e aos visitantes uma vivência das tradições pesqueiras”, apontam os parlamentares.