PLENÁRIO

Projeto declara Parada Livre como patrimônio cultural da cidade

  • Parada Livre (Foto: Alex Rocha/PMPA)
    Evento é realizado anualmente na Redenção (Foto: Alex Rocha/PMPA)
  • Movimentação de plenário. Na tribuna, a vereadora Natasha Ferreira.
    Natasha Ferreira (PT) (Foto: Júlia Urias/CMPA - Uso público, resguardado o crédito obrigatório)

Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que declara como patrimônio cultural imaterial do município a Parada Livre de Porto Alegre. A iniciativa é da vereadora Natasha Ferreira (PT).

“A Parada Livre de Porto Alegre é um evento anual que celebra a diversidade e os direitos da comunidade LGBTI+, sendo uma das maiores manifestações de visibilidade e luta por igualdade no país. Ela ocorre no Parque Farroupilha, um dos centros culturais da cidade, reunindo pessoas de diferentes idades e origens e criando um espaço de acolhimento, além de celebrar a identidade e o amor livre”, destaca Natasha na exposição de motivos do projeto.

O evento “é um reflexo da pluralidade que define a capital gaúcha, sendo uma manifestação que promove a convivência pacífica entre diferentes grupos e culturas e simboliza um avanço na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Tornar a celebração um patrimônio cultural imaterial reforça o compromisso da cidade com a promoção dos direitos humanos e com a construção de um ambiente seguro e inclusivo para todas as pessoas”, complementa a vereadora.

Texto

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)