Projeto

Projeto denomina José Osmar Machado rua do Bairro Vila João Pessoa

Vereador João Carlos Nedel Foto: Ederson Nunes
Vereador João Carlos Nedel Foto: Ederson Nunes (Foto: Foto de Ederson Nunes/CMPA)
Está em tramitação na Câmara Municipal o projeto de lei que denomina Rua José Osmar Machado o logradouro não cadastrado conhecido como Travessa Quatro, no Campo da Tuca, localizado no Bairro Vila João Pessoa. A proposta tem a autoria do vereador João Carlos Nedel (PP).

José OsmarMachado nasceu em Cachoeira do Sul, em 7 de outubro de 1934. Aos 35 anos,mudou-se para Porto Alegre, fixando moradia na região hoje conhecida como Campoda Tuca. Devido a sua experiência na construçãocivil, começou a trabalhar como mestre de obras. Naquela mesma época, casou-secom Valdemarina Cassel Machado, com quem iniciou uma luta por melhorias na comunidade.

Ele foi um dos fundadores do Comitê de Desenvolvimentodo Campo da Tuca e um dos representantes do bairro nas reuniões para aexecução do plano piloto da Metroplan, projeto que viabilizou a abertura deruas e a regularização de moradias. Também foi umdos fundadores da capela Nossa Senhora Aparecida, tendo-a construídopessoalmente com ajuda da comunidade. Da mesma forma, a rua onde estálocalizada a capela foi aberta graças a obras lideradas por ele.

Para o vereador proponente, por todosesses motivos, os atuais moradores do Campo da Tuca, por meio da associação comunitária,desejam homenagear José Osmar Machado, batizando com seu nome o logradouro emque morava, hoje conhecido como Travessa Quatro, no Campo da Tuca. Machado morreu em 29 de maio de 2013, aos 78 anos, de causas naturais.

Texto: Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)