Plenário

Projeto denomina Rua Assis Hoffmann logradouro do Campo Novo

Vereador João Carlos Nedel Foto: Guilherme Almeida/CMPA
Vereador João Carlos Nedel Foto: Guilherme Almeida/CMPA (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)
Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o Projeto de Lei do Legislativo nº 046/16, de autoria do vereador João Carlos Nedel (PP), que denomina Rua Assis Hoffmann o logradouro público cadastrado como Rua Cinco Mil, localizado no Bairro Campo Novo.

Assis Valdir Hoffmann nasceu em Santiago, Rio Grande do Sul. Aos 15 anos, sem encontrar melhores oportunidades de trabalho em sua cidade natal, mudou-se para Porto Alegre. Em 1961, aos 20 anos, iniciou a carreira profissional como repórter fotográfico do jornal Última Hora, do qual se tornou editor de fotografia em 1964, ano em que o jornal mudou o nome para Zero Hora. 

Com apenas dois anos de carreira, conquistou o Prêmio ARI com uma sequência de fotos intitulada “O amigo do homem: um cachorro que não deixava ninguém se aproximar do corpo morto do dono, um carroceiro que havia sido atropelado após um dia de trabalho”. 

Na segunda metade da década de 1960, foi para a empresa jornalística Caldas Júnior e tornou-se editor de fotografia dos jornais Folha da Manhã, Folha da Tarde e Correio do Povo. Após sua passagem pela Caldas Júnior, Assis Hoffmann fundou a agência Focontexto, primeira agência de fotojornalismo fora do eixo Rio-São Paulo, passando a colaborar com importantes jornais e revistas nacionais e internacionais.

Segundo Nedel, Hoffmann “teve papel importante como formador e incentivador de vários jovens fotógrafos gaúchos que se tornaram profissionais de renome”.

Texto: Ananda Zambi (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)