Projeto destaca agosto como mês de incentivo ao aleitamento materno
Está tramitando na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei de autoria do vereador Márcio Bins Ely (PDT) que inclui no calendário de datas comemorativas e de conscientização do município de Porto Alegre a efeméride Mês de Incentivo ao Aleitamento Materno – Agosto Dourado. A proposta destaca que muitas são as ações de âmbito mundial para o enfrentamento dos problemas graves de saúde pública.
"Nesse sentido, temos o Outubro Rosa, que busca conscientizar sobre o câncer de mama, e o Novembro Azul, sobre o câncer de próstata Da mesma forma, desde a década de 1990, o mundo acolheu a iniciativa de realizar a Semana Mundial do Aleitamento Materno em agosto. A alta significação do aleitamento materno é inegável. Medidas de incentivo ao aleitamento materno são indispensáveis e merecem ser fomentadas das mais abrangentes formas”, explica o vereador.
O projeto ressalta ainda que nunca é demais destacar a importância do aleitamento materno para o pleno desenvolvimento físico, psíquico e intelectual da criança. Os elementos protetores do leite materno evitam o desenvolvimento de diarreias ou infecções como as respiratórias e contribuem marcantemente para a redução da mortalidade infantil. Para a mulher, traz benefícios imediatos como a involução uterina após o parto e, em longo prazo, a proteção contra o câncer de mama e de ovário.
Algumas dificuldades mais intensas nos dias de hoje são compatibilizar a amamentação com o trabalho, após o período de licença maternidade e a amamentação em locais de uso coletivo. Iniciativas como a proibição de criar obstáculos para a amamentação em local público contribuem sobremaneira para consolidar o direito de mulheres e crianças. “Assim, intensificar atividades para incentivo à amamentação, sem deixar de lado as desenvolvidas na rotina, certamente trará repercussões positivas sobre a duração da alimentação ao seio das nossas crianças. Para o pleno êxito da iniciativa, é essencial a participação dos mais diversos setores da sociedade”, enfatiza o proponente.
Sendo essencial para o desenvolvimento pleno do ser humano, fornecendo elementos para a defesa do organismo, amadurecimento dos diversos órgãos e para o fortalecimento do vínculo entre mãe e filho, o leite materno pode ser associado ao ouro, a mais nobre oferenda. Assim, o projeto buscou associar essa cor às atividades realizadas ao longo do mês de agosto.
Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)