Plenário

Projeto inclui Semana do Samba no Calendário da Capital

  • Desfile de Carnaval de Porto Alegre no Complexo do Porto Seco.
    Projeto homenageia o samba em Porto Alegre (Foto: Josiele Silva/CMPA)
  • Movimentações de plenário. Na foto, na tribuna, o vereador João Bosco Vaz.
    Vereador João Bosco Vaz (PDT) (Foto: Giulia Secco/CMPA)

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de lei de autoria do vereador João Bosco Vaz (PDT) que inclui a Semana do Samba no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre, a ser celebrada, anualmente, entre os dias 26 de novembro e 2 de dezembro, este último o Dia Nacional do Samba. De acordo com o projeto, será concedida aos difusores do samba no município de Porto Alegre, nas categorias dança, música, intérprete e divulgação, uma homenagem, que será entregue durante ato solene específico em comemoração ao Dia do Samba.

“O samba, apesar de ser um símbolo de brasilidade e ser considerado por muitos a manifestação cultural mais autêntica do povo brasileiro, ainda não tem o reconhecimento correspondente à importância que tem na nossa cultura”, diz o vereador, que complementa: “Espaço de luta e resistência da população negra e pobre, o samba sempre foi lugar para se falar das lutas do dia a dia. No entanto, foram raros os momentos em que essa fala encontrou eco junto ao Poder Público e às instituições”.

Para o parlamentar, mais do que um gênero musical, o samba é espaço para relações sociais, entretenimento e resgate cultural. Por isso, segundo ele, instituir a Semana do Samba em Porto Alegre é fundamental para provocar um amplo debate no sentido de promover, preservar e valorizar o samba em Porto Alegre. De acordo com Vaz, assim como já ocorre em outros municípios espalhados pelo Brasil, a Semana do Samba possibilitará também que as entidades carnavalescas arrecadem recursos para subsidiar suas atividades, em especial, a participação de seus integrantes nos desfiles oficiais do Carnaval no município.

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)