Plenário

Projeto institui a campanha para idosos Divas da Alegria

  • Primeira Reunião da Frente Parlamentar do Idoso
    Campanha quer garantir melhor qualidade de vida aos idosos de Porto Alegre (Foto: Henrique Ferreira Bregão/CMPA)
  • Período de Comunicações em homenagem ao Dia do Idoso. Na foto, na tribuna, o vereador Alvoni Medina.
    Alvoni Medina (Republicanos) assina a proposta (Foto: Giulia Secco/CMPA)

Está em tramitação no Legislativo da Capital projeto do vereador Alvoni Medina (Republicanos) que institui a Campanha Divas da Alegria. A proposta tem como intuito mobilizar e conscientizar a população porto-alegrense a respeito do envelhecimento saudável.

Dentre os principais objetivos do projeto estão o investimento na qualidade de vida dos idosos, conscientização a respeito do envelhecimento ativo e saudável, visibilidade do assunto para ampliar a participação e ampliação de ações direcionadas ao público idoso através de atividades que integram a população, os órgãos públicos e as organizações da área. Para garantir isso, uma série de atividades são determinadas, incluindo a realização de palestras, seminários, eventos, festas e atividades educativas, assim como a confecção de material publicitário e ampla divulgação da importância da saúde mental, emocional e física do idodo, a fim de garantir qualidade de vida.

Segundo Alvoni, a importância do projeto e do assunto se dá com base nas projeções realizadas pela SeniorLab, indicando uma virada demográfica histórica no Rio Grande do Sul em 2019. A pesquisa indica que o número de gaúchos com mais de 60 anos passou a superar o contingente de crianças e adolescentes de até 14, "mostrando então a necessidade da criação de programas que promovam a saúde mental e as relações sociais na terceira idade".


Idealizadora da Campanha

Desenvolvida por Marilice Carrer, a ação visa atender e amparar senhoras viúvas e aposentadas que passam por situações complicadas em suas vidas, conservando seu bem-estar físico, mental e social. As atividades da campanha, concentradas nos meses de junho, setembro e outubro, acontecem desde o ano de 2015, e o resultado positivo do projeto tem conseguido motivar cada vez mais mulheres idosas a participar.

Texto

Lara Moeller Nunes (estagiária de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)