Projeto institui Dia da Família nas redes pública e privada do município
A Câmara Municipal de Porto Alegre começou a discutir projeto de lei que institui o Dia da Família nas redes de ensino pública e privada do município. A proposta é de autoria do vereador Claudio Janta (SD) e tem por objetivos a inclusão daqueles que vivenciam o verdadeiro papel da família na vida das crianças, e a conscientização de familiares, comunidade escolar e sociedade sobre a existência e a necessidade de respeito às diversas formações familiares.
A exposição de motivos do projeto salienta que, por qualquer causa da vida, uma criança pode se encontrar sem um pai, ou sem uma mãe, ou sem os dois, mas ainda assim receber grande afeto de um avô ou de um irmão, ou mesmo de tutores que assumem o papel da família em caso de crianças com necessidades especiais que muitas vezes são abandonadas. Nessa hipótese, o vínculo entre essa criança e seu responsável não poderia deixar de ser chamado de família.
“Ocorre que essa criança, que pode não ter um pai ou uma mãe, passará por um constrangimento forte no Dia dos Pais ou no Dia das Mães, enquanto outras celebrarão felizes essas datas. Porém, entendo que esse constrangimento poderia ser evitado se repensássemos tais efemérides não apenas como o Dia das Mães ou o Dia dos Pais, mas como o Dia da Família. Dessa forma, as crianças que gostam de celebrar tais datas ainda festejarão igualmente àquelas que não têm mãe ou pai, que também ficarão felizes por comemorar com seus responsáveis o Dia da Família”, argumenta o vereador Janta.