PLENÁRIO

Projeto institui programa Linhas de Ônibus da Saúde

  • Centro de Porto Alegre. Ônibus. transporte público. Mobilidade Urbana. acessibilidade
    Objetivo da proposta é melhorar o acesso da população aos serviços de saúde da cidade (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Vereador Engenheiro Comasseto na tribuna.
    Vereador Engenheiro Comasseto (PT) (Foto: Débora Ercolani)

Entrou em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que institui o programa Linhas de Ônibus da Saúde e cria a linha inter-hospitais no município de Porto Alegre. A proposta é de autoria do vereador Engenheiro Comasseto (PT) e poderá criar linhas de ônibus regulares que passarão pelos seguintes hospitais: Hospital Conceição, Hospital Cristo Redentor, Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Hospital Fêmina, Hospital da Restinga e Extremo Sul, Hospital Vila Nova, Hospital Banco de Olhos, Santa Casa de Misericórdia, Hospital São Lucas da PUCRS, Hospital Divina Providência, Hospital Ernesto Dornelles, Hospital de Pronto Socorro, Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, e Hospital Mãe de Deus.

Conforme o projeto, as linhas de ônibus do programa deverão operar em horários e em rotas que permitam o acesso fácil e conveniente aos hospitais, levando em consideração os horários de visitação e de consultas médicas. O Executivo Municipal determinará as rotas e os horários das linhas de ônibus do programa Linhas de Ônibus da Saúde.

A proposição também cria a linha de ônibus inter-hospitais, que conectará os referidos hospitais e deverá operar em horários regulares e com frequência adequada para atender às necessidades da população. O Executivo Municipal poderá firmar parcerias com os hospitais para garantir a eficiência e a qualidade do serviço prestado pela linha de ônibus.

De acordo com a exposição de motivos, a criação das Linhas de Ônibus da Saúde e da linha inter-hospitais tem o objetivo de melhorar o acesso da população aos serviços de saúde da cidade, tornando mais fácil e acessível o deslocamento para hospitais e clínicas médicas. Além disso, essa medida contribuirá para a redução do trânsito de veículos particulares na área hospitalar, promovendo a mobilidade urbana sustentável. “A iniciativa também visa beneficiar pessoas com dificuldades de locomoção, idosos e aqueles que não possuem veículos próprios, garantindo que todos tenham a oportunidade de buscar atendimento médico quando necessário”, aponta o vereador Comasseto.

Texto

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)