Plenário

Projeto institui separação de lixo em escolas municipais

Vereador José Freitas na tribuna
Vereador José Freitas (Republicanos) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Tramita na Câmara Municipal de Porto Alegre o projeto que institui o Programa de Separação de Resíduos Sólidos Recicláveis na Rede Municipal de Ensino. De autoria do vereador José Freitas (Republicanos), o objetivo é realizar a educação ecológica dos alunos da rede, promovendo a conscientização das crianças sobre os cuidados com o meio ambiente, a importância da separação dos resíduos e o incentivo à reciclagem como uma forma sustentável de preservação ambiental.

O projeto prevê que as escolas realizem a separação de seus resíduos sólidos recicláveis e disponibilizem recipientes de coleta seletiva, com capacidade suficiente para suprir a demanda gerada. As lixeiras devem estar em locais visíveis e de fácil acesso ao recolhimento e serem identificadas como resíduo reciclável; resíduo orgânico; e rejeito. As despesas ficarão por conta de dotações orçamentárias das próprias escolas.

Para o vereador, a comunidade escolar deve “buscar os meios para viabilizar a capacitação dos profissionais envolvidos, além de sensibilizá-los para a compreensão do alcance das modificações propostas e para enfrentar o novo desafio de preparar e oferecer produtos mais saudáveis”, destaca a exposição de motivos do projeto.

Texto

Elisandra Borba (reg.prof. 15448)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)