Pauta

Projeto Mina Guaíba será discutido hoje à noite na Câmara Municipal

Reunião da Cosmam deverá avaliar impactos desse empreendimento na capital

Vista aérea da cidade de Porto Alegre.
Extração de carvão está prevista para empreendimento próximo ao Guaíba (Foto: vista aérea de Porto Alegre) (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

Possíveis impactos sociais e ambientais em Porto Alegre pela instalação e exploração da Mina Guaíba serão discutidos na noite de hoje (15/7) na Câmara Municipal da capital. Em reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam), a partir das 19 horas, no Plenário Ana Terra, deverá ser avaliado o projeto de extração de carvão mineral, areia e cascalho previsto a ser instalado em território dos municípios de Eldorado do Sul e Charqueadas.

Para a reunião, além de vereadores e vereadoras, estão convidados representantes da Copelmi, empresa responsável pelo empreendimento; representantes dos municípios de Butiá, Eldorado do Sul e Guaíba; Associações da Beira-Rio e comunidades da região Humaitá e Navegantes, de Porto Alegre, que deverão ser afetadas pela mina. Também foram convidados a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam/RS) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), entre outros órgãos governamentais. A reunião é aberta ao público.

Texto

Assessoria de Imprensa CMPA

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)