Tribuna Popular

Projeto Mulher em Construção apresenta balanço de suas ações

Apresentação dos Trabalhos da Mulher em Construção – Instituição que capacita mulheres para área da construção civil.
Bia Kern fundou ONG que já beneficiou 5 mil mulheres (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

Nesta segunda-feira (8/8), na Câmara Municipal de Porto Alegre, a entidade Mulher em Construção ocupou a Tribuna Popular para apresentação do trabalho de capacitação de mulheres para área da construção civil desenvolvido pelo projeto. Bia Kern, fundadora e presidente da entidade, falou sobre como começou seu projeto. "Queria ensinar as mulheres a ir para o mercado de trabalho através da construção civil."

Conforme Bia, o projeto buscar ajudar as mulheres a ganhar experiencias teóricas e práticas para iniciarem suas carreiras no mercado de trabaho. "A gente formou mais de 50 mulheres eletricistas de poste." A presidente da entidade disse que o princípio do seu projeto era ajudar as mulheres de comunidades carentes a resolver os seus problemas de habitação. "Então, pensamos, por que a gente não ensina essas mulheres a fazerem em sua própria comunidade e depois irem para o mercado de trabalho?"

A ONG foi fundada em 2008. No
 primeiro curso, mais de 300 interessadas se inscreveram para ocupar as 25 vagas disponíveis. As aulas teóricas e práticas foram realizadas no Asilo Lar da Fraternidade, beneficiando os moradores com a remodelação das instalações internas. O sucesso da iniciativa levou à formação da instituição Mulher em Construção que, de lá para cá, já atendeu mais de 5 mil mulheres diretamente com cursos e oficinas gratuitas de capacitação para diversas áreas da construção civil e mais de 20 mil pessoas de forma indireta.

Texto

Vinícius Goulart (Estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)