Projeto obriga inclusão da cultura em propostas pedagógicas
Tramita na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que obriga os estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio da Capital a incluir o tema da cultura em suas respectivas propostas pedagógicas. A obrigação é válida para instituições públicas e privadas. A iniciativa é do vereador Edson CT (Solidariedade).
Conforme a proposta, o cumprimento da obrigação será verificado pelo Conselho Municipal de Educação. O projeto “tem o objetivo de incluir a cultura de forma ampla nas propostas pedagógicas”, afirma o vereador na exposição de motivos. Para o parlamentar, a escola “deve incorporar as diversas culturas, a fim de que haja um ambiente sociável onde todos possam manifestar seus ideais sem medo de serem tachados como antiéticos e de serem discriminados pela cultura que estes manifestam ou pertencem”.
“A cultura e a educação, juntas, tornam-se elementos socializadores capazes de modificar a forma de pensar dos educandos e dos educadores. Quando adotamos a cultura como uma aliada no processo de ensino-aprendizagem, estamos permitindo que cada indivíduo que frequenta o ambiente escolar se sinta participante do processo educacional”, destaca Edson CT. De acordo com o vereador, “as relações entre escola e cultura não podem ser concebidas como entre dois polos independentes, mas sim como universos entrelaçados”.