Plenário

Projeto obriga ônibus e lotação a disponibilizarem pagamento por Pix

  • Centro de Porto Alegre. Ônibus. transporte público. Mobilidade Urbana. acessibilidade
    Intenção do projeto é facilitar a vida dos passageiros (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Vereador Gilson Padeiro.
    Gilson Padeiro (PSDB) (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

Começou a tramitar na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que obriga as empresas concessionárias e permissionárias de transporte público municipal a disponibilizarem meios para que o pagamento da tarifa do serviço de transporte coletivo por ônibus e lotação sejam realizados por Pix. O projeto é de autoria do vereador Gilson Padeiro (PSDB).

A proposta define que a forma de pagamento por Pix deverá ser garantida a todos os usuários, independentemente do sistema operacional disponível no smartphone e da instituição financeira utilizada, desde que autorizada pelo Banco Central do Brasil. Fica vedado ainda o acréscimo de qualquer taxa ao pagamento.

"A iniciativa é de extrema relevância e pode trazer inúmeros benefícios para a população, tendo em vista que o Pix tem se popularizado cada vez mais por sua praticidade e rapidez. Ao aplicar o uso do Pix no transporte público, as empresas concessionárias e permissionárias poderão proporcionar maior comodidade aos usuários, que não precisarão carregar dinheiro ou se preocupar com troco para pagar a tarifa", explica o autor. 

 

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)