Plenário

Projeto presta homenagem a Teixeirinha

Proposição prevê instalação de uma estátua às margens do Guaíba

  • Teixeirinha
    Projeto busca valorizar a obra de Teixerinha (Foto: arquivo pessoal / Divulgação CMPA)
  • Vereador Márcio Bins Ely.
    Vereador Márcio Bins Ely (PDT) (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

Está em discussão preliminar de pauta na Câmara Municipal de Porto Alegre Projeto de Lei (PLL 244/19) que destina espaço em área da Avenida Padre Cacique - localizada em frente ao nº 2.000 - para instalação de estátua em homenagem ao músico, compositor, radialista, ator e produtor de cinema Vitor Mateus Teixeira, conhecido como Teixeirinha. A iniciativa é de autoria do vereador Márcio Bins Ely (PDT).

Ao descrever a importante trajetória de Teixeirinha, o parlamentar destaca que o principal legado do artista foi sua contribuição para a consolidação da música como referência da identidade e um marco para a cultura popular. “Nada mais justo que homenagear e cultivar a figura de um dos mais renomados artistas gaúchos com a instalação de uma estátua às margens do Guaíba. Tal ação servirá para que as atuais e as futuras gerações conheçam e mantenham viva a história de um gaúcho que levou o nome e a cultura de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul para os mais variados lugares do Brasil e do mundo”, ressalta Bins Ely.

Entre os destaques da história de Teixeirinha, que faleceu dia 4 de dezembro de 1985, estão a gravação de 49 discos (LPs) inéditos, somando mais de 70 obras, incluindo regravações. Também foram mais de 758 músicas de sua autoria, deixando um acervo superior a 1.200 composições, incluindo algumas inéditas.

Texto

Bruna Mena Bueno (reg. prof. 15.774)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)