Plenário

Aprovada contratação temporária de servidores para a saúde

Avenida Venâncio Aires com Osvaldo Aranha, pedestres atravessando. Fachada Hospital HPS. Dia chuvoso
HPS vai receber parte dos servidores temporários (Foto: Cristina Beck/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou hoje (22/3) projeto de lei que autoriza o Executivo Municipal a contratar auxiliares de farmácia, biomédico, enfermeiros, farmacêuticos, médicos especialistas e técnicos em enfermagem. A contratação prevista na proposta será por prazo determinado de 180 dias, sem prorrogação, para atender necessidade temporária de excepcional interesse público de recursos humanos para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) durante a Operação Inverno de 2023.

As contratações serão realizadas, prioritariamente, mediante chamamento público dos selecionados em concurso público em validade, observada a ordem de classificação; e, subsidiariamente, mediante a realização de processo seletivo simplificado, quando não houver concurso público em validade para o cargo ou quando o número de candidatos habilitados no concurso não for suficiente para atender à demanda. Os profissionais vão atuar no HPS, no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) e no Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (DAHU/PACS).

"Observa-se, historicamente, que a partir do mês de maio se faz necessário incrementar o sistema de saúde para dar conta do acréscimo de demanda de atendimento, tanto em função do vírus da influenza quanto do coronavírus, caracterizando uma demanda sazonal a ser atendida, através da otimização dos recursos existentes no intuito de reduzir as repercussões das doenças de inverno no funcionamento dos serviços essenciais do município", explica o Executivo.

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)