Projeto prevê que unidades de saúde distribuam repelente
Proposta busca proteção de doenças transmitidas por mosquitos (Foto: Juca Varella/Agência Brasil) Biga Pereira (PCdoB) (Foto: Júlia Urias/CMPA - Uso público, resguardado o crédito obrigatório)
Entrou em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que determina a distribuição gratuita de repelente pelas unidades de saúde da Capital. A iniciativa é da vereadora Biga Pereira (PCdoB).
Conforme a proposta, a prioridade da distribuição será para crianças, grávidas e idosos. O texto prevê que os repelentes deverão ter a formulação icaridina 20-25%, com proteção de até dez horas.
“A medida visa garantir a proteção da população mais vulnerável contra doenças transmitidas por mosquitos, como dengue, zika vírus e chikungunya, que têm impactado significativamente a saúde pública”, destaca Biga Pereira na exposição de motivos do projeto. “Crianças e grávidas são especialmente suscetíveis às complicações decorrentes dessas doenças, tornando essencial a prevenção por meio do uso adequado de repelentes”, complementa a vereadora.