Plenário

Projeto prevê sala para alunas deixarem seus filhos na escola à noite

Any Ortiz  Foto: Elson Sempé Pedroso
Any Ortiz Foto: Elson Sempé Pedroso
Projeto de lei e substitutivo que preveem a disponibilização de uma sala e um monitor para alunas deixarem seus filhos durante aulas noturnas começou a tramitar na Câmara Municipal de Porto Alegre . A proposta, de autoria da vereadora Any Ortiz (PPS), indica que as escolas da rede pública municipal devem reservar ao menos uma sala para as mães do período noturno deixarem seus filhos de dois a seis anos de idade enquanto estudam. Também será necessária a presença de um responsável para cuidá-los.
 
Segundo a vereadora, muitas mães largam os estudos por precisarem cuidar dos filhos. “Na prática, muitas abandonam precocemente a escola e não concluem a educação básica (ensino fundamental e médio), comprometendo seu futuro profissional, bem como o futuro de seus filhos”, argumentou.
 
Any ainda apontou que 35 escolas da rede municipal funcionam à noite e que, com a aprovação do projeto, as jovens mães “poderão voltar aos estudos e ter a segurança de que seus filhos estão em local seguro durante o período em que estiverem em sala de aula”.

Texto: Juliana Mastrascusa (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)