PLENÁRIO

Projeto prevê totens para medir satisfação em unidades de saúde

  • Presidente Cassio Trogildo participa da solenidade de entrega do primeiro posto de saúde com horário estendido a funcionar na Capital, a UBS São Carlos.
    Proposta pretende coletar informações junto a usuários do sistema de saúde (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Vereador Jessé Sangalli na tribuna
    Vereador Jessé Sangalli (Cidadania) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que obriga a instalação de equipamentos eletrônicos conectados à internet (totens) para realização de pesquisa de satisfação em todas as Unidades de Saúde (USs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que atendam parcial ou integralmente o Sistema Único de Saúde (SUS) no Município. Pela proposta, de autoria do vereador Jessé Sangalli (Cidadania), a pesquisa de satisfação será facultativa, individual, e realizada por meio de autoatendimento em totens disponibilizados nas saídas das salas de espera dos Pronto Atendimentos (PAs) e das UPAs. “A pesquisa tem o objetivo de coletar informação acerca do grau de satisfação do usuário quanto ao atendimento prestado, imediatamente após sua conclusão, ou, ainda, de registrar desistência com relação ao atendimento, caso ocorra”, detalha o projeto. 

De acordo com o projeto, a pesquisa de satisfação deverá coletar, no mínimo, os seguintes dados: horário e data de entrada no PA ou na UPA; se foi realizada triagem do usuário, caso em que deverá ser informado o horário aproximado do atendimento na triagem e o grau de satisfação em relação à equipe de triagem; se ocorreu atendimento do usuário por profissional médico, caso em que será informado o horário aproximado do atendimento e o grau de satisfação em relação ao profissional; e o grau de satisfação do usuário em relação ao PA ou à UPA, de forma geral. A proposta veda a coleta de dados pessoais, tais como nome, telefone, e-mail, endereço ou qualquer outro dado pessoal sensível ou que permita a identificação do usuário na pesquisa de satisfação.  

Os dados obtidos com as pesquisas devem ser automaticamente e imediatamente transferidos via equipamento eletrônico, através da internet, e armazenados em servidor, de modo a permitir o acompanhamento dos índices de satisfação, em tempo real, pelas secretarias e pelas comissões competentes.  O compilado semestral do grau de satisfação dos usuários, bem como as informações do tempo médio de espera para triagem e atendimento, individualizados por PA ou por UPA, devem ser publicados no sítio eletrônico da Secretaria Municipal de Saúde. 

Texto

Ana Luiza Godoy (reg. prof. 14341)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)