Plenário

Projeto propõe ações para estimular descarte de lixo seco

  • Comitiva dos vereadores da Cosmam visita a Unidade de Triagem no Campo da Tuca - CooperTuca. Lixo. Resíduo reciclável. DMLU. Coleta seletiva
    Intenção também é incentivar população sobre importância da reciclagem (Foto: Ederson Nunesl/CMPA)
  • Vereador suplente Everton Gimenis na tribuna
    Everton Gimenis (PT) (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que inclui no Código Municipal de Limpeza Urbana o desenvolvimento de atividades de conscientização referentes à coleta seletiva, à redução de lixo produzido e ao seu descarte correto. A proposta é de autoria do vereador Everton Gimenis (PT).

Conforme o projeto, o objetivo é desenvolver atividades em praças e parques públicos visando sensibilizar a população, principalmente crianças e jovens, sobre a importância de reduzir a quantidade de lixo produzido e sobre como descartá-lo corretamente, com foco na separação do lixo seco e na adoção da coleta seletiva; e promover atividades de sensibilização dirigidas a síndicos e a porteiros sobre o modo correto de separar, acondicionar e apresentar o lixo para coleta nos dias e horários específicos da coleta seletiva.

A proposta prevê que "a Prefeitura oferte iniciativas permanentes, como programas educacionais e artísticos, dirigido a crianças, jovens e adultos, nas escolas municipais e estaduais e em praças públicas, com inserções diárias em rádio, televisão, jornais e mídia alternativa, para educar, estimular e orientar os moradores de Porto Alegre a separar o lixo dento de casa, bem como para divulgar os dias de recolhimento nos diversos bairros e o contêiner correto para que seja feita a separação correta" explica o vereador. 

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)