Plenário

Projeto propõe salas de aleitamento materno em locais de trabalho

Sessão Ordinária Híbrida. Na foto, vereadora Laura Sito.
Vereadora Laura Sito (PT) (Foto: Jeannifer Machado/CMPA)

Tramita na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei, de autoria da vereadora Laura Sito (PT), que estabelece que o município garantirá salas de apoio ao aleitamento materno para suas servidoras em seus locais de trabalho. O objetivo da iniciativa é promover a saúde da criança na primeira infância, consolidar a garantia do direito de mulheres e crianças à amamentação, bem como impactar positivamente a saúde da população porto-alegrense.

Segundo a justificativa da proposta, estudos têm identificado que a maioria das crianças brasileiras não recebe amamentação exclusiva até os seis meses de idade ou complementada até o primeiro ano, e a extensão da amamentação até os dois anos de vida – como recomendado pela Organização Mundial da Saúde – é bastante rara, sobretudo, pela dificuldade de conciliação das rotinas do aleitamento materno com as do trabalho após o término da licença-maternidade. Um dos principais empecilhos para a continuidade da amamentação após a licença-maternidade tem sido a falta de salas próprias para a amamentação nos espaços de trabalho.

“A instalação de salas de apoio ao aleitamento materno tem se configurado como instrumento importante para a inversão dessa tendência, protegendo e promovendo o aleitamento materno sem comprometer as rotinas laborais das mulheres lactantes”, explica a vereadora.

Texto

Grazielle Araujo (reg.prof.12855)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)