Plenário

Projeto prorroga prazo para circulação de carrinheiros na cidade

Carrinheiros pelas ruas de Porto Alegre. Em destaque Av. Voluntários da Pátria.  Trânsito da cidade. Reciclagem de lixo
Catadores recolhem material reciclável pelas ruas da Capital (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Começou a tramitar na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que amplia o prazo para permissão da circulação dos chamados carrinheiros, que recolhem lixo reciclável nas ruas da cidade. Conforme a Lei Municipal  nº 10.531, de 10 de setembro de 2008, que institui o Programa de Redução Gradativa do Número de Veículos de Tração Animal e de Veículos de Tração Humana (VTHs), a atividade estaria proibida a partir de 1º de agosto de 2022. O projeto de prorrogação, até agosto de 2023, é de autoria do vereador Airto Ferronato (PSB).

"Vivemos uma crise econômica onde o número de catadores só aumenta, sendo que a reciclagem é a única fonte de renda para milhares de famílias porto-alegrenses. Diante desta realidade, apresentamos esta proposta, de ampliação do prazo de permissão para a circulação dos VTHs, adiando o prazo em um ano, podendo ser prorrogável por mais seis meses, possibilitando maior tempo para a inclusão socioeconômica dos catadores ou carrinheiros", explica o vereador.

Ferronato acrescenta que a atuação do catador é considerada a mais importante no ciclo da cadeia produtiva de reciclagem, fazendo cerca de 89% de todo o trabalho e sendo responsável por 60% dos resíduos que são reciclados. "Entretanto, o catador é quem menos ganha nesta cadeia produtiva. Neste cenário de desvalorização profissional e de grave crise econômica, proibir o instrumento de trabalho dos catadores seria desumano."

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)