PLENÁRIO

Projeto quer digitalizar o acervo da Biblioteca Josué Guimarães

  • Biblioteca da Camara Municipal de Porto Alegre.
    Proposta busca tornar acessível o acervo público de livros e obras literárias (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
  • Vereadora Claudia Araújo
    Cláudia Araújo (PSD) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre começou a debater projeto de lei que visa à digitalização do acervo da Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães. A iniciativa é da vereadora Cláudia Araújo (PSD).

A biblioteca terá a responsabilidade pela gestão do acervo digital e pela inserção e disponibilização das obras literárias e dos conteúdos do acervo bibliográfico disponível. O projeto também permite a veiculação de espaços publicitários no aplicativo ou no site da biblioteca, visando à arrecadação de fundos para a manutenção das plataformas do seu acervo digital.

O texto estabelece como competências da biblioteca, entre outras: organizar sugestões para aquisições e inclusões de obras literárias a serem disponibilizadas em formato digital; franquear livros digitais aos interessados; organizar arquivos de notícias referentes às atividades do município e arrecadar toda e qualquer publicação relacionada com a história do município.

O projeto “busca tornar acessível o acervo público de livros e obras literárias no município por meio da criação de um acervo digital na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães”, afirma Cláudia Araújo na exposição de motivos. “A digitalização do acervo permitirá aos usuários o acesso online aos conteúdos por meio de dispositivos como celulares, tablets, notebooks, dentre outros, facilitando que mais pessoas adquiram o hábito da leitura”, destaca a vereadora.

 

Texto

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)