PLENÁRIO

Projeto quer divulgar direitos das pessoas com câncer

  • Presidente Hamilton Sossmeier participa da cerimônia de entrega da modernização das áreas de Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Santa Rita e Diálise do Hospital Santa Clara
    Proposta busca que pessoas com câncer tenham conhecimento de seus direitos assegurados por lei (Foto: Paulo Ronaldo Costa/CMPA)
  • Movimentação de plenário. Em destaque na foto vereador Claudio Janta
    Cláudio Janta (Solidariedade) (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

Está sendo discutido na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que estabelece a divulgação dos direitos das pessoas com neoplasia maligna (câncer). A iniciativa é do vereador Cláudio Janta (Solidariedade).

A divulgação conterá informações sobre os seguintes direitos da pessoa com câncer: aposentadoria por invalidez; auxílio-doença; isenção de imposto de renda na aposentadoria; isenção de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na compra de veículos adaptados e isenção de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para veículos adaptados.

A iniciativa abrange ainda os seguintes direitos: quitação de financiamento de imóvel pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH); saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS); saque do Programa de Integração Social e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/PASEP); Benefício de Prestação Continuada (BPC) e cirurgia plástica reparadora de mama.

A divulgação deverá ser feita em atos públicos e nos órgãos públicos de alta frequência popular, de modo a facilitar o acesso e a visibilidade. Também serão divulgados portais digitais e números de telefones para solicitação de informações.

“A maioria dos pacientes desconhece seus direitos e enfrenta problemas financeiros e precariedade das condições sociais, econômicas e culturais, sendo estes fatores os que muitas vezes expõem o paciente e a família a uma condição de vulnerabilidade social”, afirma Cláudio Janta na exposição de motivos do projeto.

Texto

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)