PLENÁRIO

Projeto visa criar salas de espera multissensoriais em unidades de saúde

  • Posto de saúde, atendimento de saúde, unidade de pronto atendimento, farmácia popular
    Unidades de saúde deverão ter ao menos uma sala de espera multissensorial, conforme a proposta (Foto: Fernando Antunes/CMPA)
  • Movimentação de plenário. Na tribuna o vereador Claudio Janta.
    Cláudio Janta (Solidariedade) (Foto: Júlia Urias/CMPA)

Entrou em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que determina a criação de salas de espera multissensoriais nos hospitais públicos e privados e nas unidades de saúde da Capital. A iniciativa é do vereador Cláudio Janta (Solidariedade).

Conforme o projeto, sala de espera multissensorial é o espaço adaptado, aconchegante e seguro destinado a crianças atípicas, em que os pais ou responsáveis possam acompanhá-las enquanto aguardam atendimento. Cada unidade de saúde deverá ter ao menos um espaço nessas condições, de acordo com a proposta.

“Em lugares mais movimentados, precisamos lidar com o barulho dos ambientes, luzes, cores brilhantes, pessoas passando o tempo todo. Para nós, isso já pode ser muita informação. Imagine para uma criança atípica”, destaca Janta na exposição de motivos do projeto. “As salas multissensoriais são uma alternativa de refúgio para essas crianças, que têm maior sensibilidade sensorial e sofrem muito com tais estímulos”, complementa o vereador.

Texto

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)