Plenário

Projeto visa homenagear a medicina da Capital com nome de largo

Sessão Solene de outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao senhor Angelo Domingo Pretto. Na foto, o proponente da homenagem, vereador João Carlos Nedel.
Vereador João Carlos Nedel (PP) (Foto: Andielli Silveira/CMPA)

Tramita, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de lei de autoria do vereador João Carlos Nedel (PP) que denomina Largo da Medicina o logradouro não cadastrado conhecido como Largo Mil Quinhentos e Quarenta, localizado no Bairro Centro Histórico. Se aprovado, o projeto prevê que as placas denominativas conterão, abaixo do nome do logradouro, os seguintes dizeres: Homenagem à Medicina de Porto Alegre.

A Faculdade de Medicina Livre e Farmácia do Rio Grande do Sul foi fundada em 25 de julho de 1898. A instituição, resultante da fusão dos cursos já existentes de Farmácia e de Partos, foi a primeira Faculdade de Medicina brasileira criada no Brasil da época republicana e teve como seu primeiro diretor o professor Protásio Alves. Até sua inauguração, existiam no estado 37 médicos formados. Após alguns percalços, em 1904 graduava-se a primeira turma, com 12 alunos, chamados pelo orador da turma, Mário Totta, de “nós, os 12 apóstolos”.

“Após 121 anos, desde a data da sua inauguração, a Faculdade de Medicina, nos seus diversos níveis de atuação, havia formado, até meados da atual década, mais de 8 mil médicos, 1 mil especialistas e 800 mestres ou doutores em medicina. O desempenho profissional de seus formandos, tanto em nível de graduação como de especialização e pós-graduação, pode ser demonstrado pelo reconhecido sucesso profissional alcançado por seus egressos no país e no exterior”, defende Nedel.

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)