Projeto visa prevenir a sepse
Iniciativa busca evitar infecções hospitalares (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA) Cláudia Araújo (PSD) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
Entrou em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que institui na Capital o Programa de Prevenção à Sepse. A iniciativa é da vereadora Cláudia Araújo (PSD). Os objetivos do programa são evitar a proliferação de infecções hospitalares, promover sua redução e empregar meios efetivos e profiláticos para impedir a ocorrência de infecções decorrentes da sepse.
Entre as diretrizes do programa, estão a implantação de mecanismos de controle, monitoramento e avaliação das ações; a adoção de procedimentos padronizados baseados em conhecimentos científicos e treinamentos dos profissionais; e a conscientização sobre as medidas de prevenção de infecções.
“Considerando a alta taxa de mortalidade associada à sepse e seu impacto significativo na saúde pública, a implementação de um programa específico para sua prevenção, diagnóstico precoce e tratamento eficaz é essencial para reduzir a morbidade e mortalidade relacionadas”, defende a vereadora na exposição de motivos do projeto.
O que é sepse
Sepse é a progressão e o desenvolvimento da síndrome caracterizada pela disfunção orgânica secundária à infecção, seja aquela adquirida junto à comunidade ou a relacionada à assistência em saúde, em face de procedimentos e tratamentos em hospitais, clínicas ou outras unidades de saúde, ambulatórios, centros de diagnósticos ou em ambiente domiciliar, por meio de home care.