INSTITUCIONAL

Pronunciamento do presidente Hamilton Sossmeier celebra os 250 anos da Câmara

Sessão Especial em homenagem aos 250 anos da Câmara Municipal de Porto Alegre. Na tribuna o presidente da CMPA, Hamilton Sossmeier.
Na tribuna, o presidente do Legislativo, vereador Hamilton Sossmeier (PTB) (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

Na Sessão Especial dos 250 anos da Câmara Municipal de Porto Alegre, na tarde desta quarta-feira (06/09), o presidente do Legislativo, vereador Hamilton Sossmeier (PTB), realizou pronunciamento para celebrar o aniversário da Casa do Povo. “Desde o seu nascimento, a Câmara caracteriza-se por ser um espaço de produção de leis e de fiscalização, sempre com a participação popular. Tal participação se evidencia na presença da população em reuniões de comissões, audiências públicas e na Tribuna Popular”, afirmou.

O presidente lembrou que a Câmara cede diferentes espaços a entidades, organizações e ao Executivo, sempre de forma gratuita, para a realização dos mais variados eventos. “Com sua programação cultural e educativa própria, a Câmara também oportuniza ao público acesso à arte, cultura e ao conhecimento e, ainda, permite que artistas mostrem seu trabalho”. Ele também destacou o trabalho da Escola do Legislativo Julieta Battistioli, que atua na formação de servidores, colaboradores e da população, com cursos e palestras que levam conhecimento à sociedade em áreas como legislação, administração pública, Sociologia e História. “Através da seção de Memorial, promovemos visitas guiadas de estudantes, entidades e outras Casas Legislativas, que vêm até a nossa Câmara para tê-la como modelo de atuação”, apontou.

Sossmeier enalteceu a atuação constante e dedicada de 244 servidores efetivos, 311 assessores de gabinete, 33 cedidos, 84 estagiários e dezenas de tantos outros colaboradores das terceirizadas, que garantem a continuidade plena da maior Casa Legislativa Municipal do Rio Grande. “Neste Legislativo, temos o orgulho e a honra de afirmar que produzimos muito mais do que leis. Comemorar esta data é além de tudo celebrar e agradecer pela vida dos milhares de homens e mulheres que, na maioria dos casos, fizeram da Câmara sua razão de viver. Seja como vereadores e vereadoras ou como servidores. Muitas são as trajetórias que construíram a história desta Casa e que estamos simbolicamente hoje referenciando e homenageando”, salientou.

O chefe do Legislativo pontuou as diversas transformações pelas quais a Câmara passou, durante estes 250 anos, sem jamais deixar de ocupar o papel de instituição zeladora da democracia e do desenvolvimento de Porto Alegre. “Esta legislatura – histórica – ficará marcada pela pluralidade ideológica, na qual atingimos o posto de Capital brasileira com a maior presença feminina no parlamento e vimos efervescer o sentido de representação”, frisou.

“Hoje com 36 parlamentares, de 16 partidos diferentes, com os quais tenho a honra de dividir esta legislatura. A Câmara representa os múltiplos olhares de um povo diverso e é nessa diversidade de ideias que temos construído um presente e futuro melhor para todos. Viva os 250 anos da Casa do Povo. Viva a Câmara Municipal de Porto Alegre”, finalizou Sossmeier.

Texto

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)