Plenário

Proposta a concessão do Diploma Honra ao Mérito à AFAD

Homenagem às pessoas com Síndrome de Down proposta pelo vereador Paulo Brum.
Portadores de down e o vereador Paulo Brum no Plenário Otávio Rocha (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)

Tramita, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de resolução do vereador Paulo Brum (PTB), que concede o Diploma Honra ao Mérito à AFAD Associação dos Familiares e Amigos do Down. A AFAD, organização sem fins lucrativos, se mantém ativa por meio do trabalho voluntário das famílias e dos jovens e adultos com Síndrome de Down que formam o grupo Geração 21. Suas ações buscam promover a autonomia, oferecer conforto e informações a diversas famílias, congregando-as e compartilhando experiências para que essas famílias sejam o suporte no caminho rumo à autoria de suas histórias.

A intenção de criar a AFAD Porto Alegre surgiu de um grupo de mães e pais que buscavam algo diferente do que era oferecido na época. “Desejosos de um espaço onde pudessem compartilhar suas experiências, com esperança num mundo mais inclusivo, fundaram uma Associação de Familiares e Amigos”, diz o vereador. Em assembleia, após convocação em um jornal local, em 14 de novembro de 1992 nascia a Associação dos Familiares e Amigos do Down, com a presença de 22 pais que assinaram a primeira ata. Com a diretoria eleita, foi criado o Estatuto da AFAD Porto Alegre.

A Associação é filiada à Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD) e tem representação no Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência (COEPEDE), atuando junto a Comissão das políticas Públicas deste Conselho. Ainda, integra o Conselho Deliberativo da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (FADERS).

Texto

Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)