Proposta busca alertar estudantes sobre uso inadequado da internet
A Câmara Municipal de Porto Alegre começou a debater projeto de lei que institui a Política Municipal de Conscientização e Orientação quanto ao Uso Adequado da Internet e de Redes Sociais nas escolas públicas municipais de ensino fundamental. A proposição foi apresentada pelo vereador Aldacir Oliboni (PT).
Segundo o projeto, as diretrizes da Política Municipal de Conscientização e Orientação quanto ao Uso Adequado da Internet e de Redes Sociais são as seguintes: orientar educandos e seus familiares sobre o funcionamento da internet e das redes sociais e conscientizar sobre seu uso adequado; orientar sobre formas de identificação de conteúdos maliciosos, de violência, de pedofilia, de incentivo à formação de grupos extremistas de disseminação do ódio e de fake news (informações falsas); orientar sobre medidas para proteção dos dados de crianças e de adolescentes; e prevenir e combater a dependência digital.
A proposta também prevê a realização de debates e cursos sobre o uso adequado da internet; a formação continuada de educadores e demais profissionais da rede municipal de ensino para identificação da dependência digital de educandos; e a realização de campanhas públicas de conscientização acerca do uso adequado da internet e de redes sociais. Além disso, a proposta permite que o Executivo inclua no currículo das escolas públicas municipais de ensino fundamental os conteúdos de que trata o projeto.
"Através deste projeto, buscamos estabelecer uma política de conscientização e orientação sobre o uso adequado da internet e de redes sociais por educandos e seus familiares. Este é um tema que precisa ser enfrentado através da educação, proporcionando o conhecimento sobre seu funcionamento e prevenindo seus malefícios. Tão importante quanto os conteúdos formais de alfabetização e aprendizagem dispostos hoje é a busca da preparação desses educandos para lidar com instrumentos tecnológicos cada vez mais avançados", explica o vereador.