Proposta cria Museu da História do Movimento LGBTI+
Iniciativa busca valorizar a história e a cultura da comunidade LGBTI+ (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA) Natasha Ferreira (E), Giovani Culau e Atena Roveda (Foto: Ana Terra Firmino/CMPA)
A Câmara Municipal de Porto Alegre está debatendo projeto de lei que cria o Museu da História do Movimento LGBTI+ no município de Porto Alegre. O texto é assinado pelas vereadoras Natasha Ferreira (PT) e Atena Roveda (PSOL) e pelo vereador Giovani Culau e Coletivo (PCdoB).
O museu tem os seguintes objetivos: coletar, preservar e expor documentos, objetos, obras de arte e demais materiais relacionados à história do movimento LGBTI+; promover atividades educativas e culturais que contribuam para a conscientização e o respeito à diversidade sexual e de gênero; realizar pesquisas e publicações sobre a história e a cultura do movimento LGBTI+; e estabelecer parcerias com instituições públicas e privadas para a realização de projetos e eventos relacionados ao movimento.
Conforme o texto, a Prefeitura poderá celebrar convênios e parcerias com a União, estado, instituições privadas e entidades do terceiro setor para viabilizar a iniciativa. O museu poderá ser instalado mediante convênio entre o Executivo e organizações não governamentais e entidades ligadas à defesa da população LGBTI+.
“O Museu será um espaço de reflexão e aprendizado, promovendo atividades educativas e culturais que incentivem o respeito e a inclusão. Será, ainda, um espaço de produção de memória e valorização de elementos positivos da população LGBTI+, comumente tratada a partir de perspectivas pejorativas ou demarcadas pela violência”, afirmam os autores da proposta na exposição de motivos do projeto. A iniciativa visa “a preservação e a valorização da história e da cultura da comunidade LGBTI+”, destacam os parlamentares.