PLENÁRIO

Proposta cria programa nas escolas para lidar com desastres e crises

  • Escola municipal, EMEF, educação básica, Porto Alegre, SMED
    Iniciativa é voltada às escolas da rede pública municipal (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Movimentação de plenário. Na tribuna, a vereadora Tanise Sabino.
    Psicóloga Tanise Sabino (MDB) (Foto: Johan de Carvalho/CMPA)

Está em discussão na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que institui, nas escolas da rede pública de ensino, o Programa Municipal de Educação Socioemocional para Lidar com Desastres, Crises e Emergências. Trata-se de uma proposta de autoria da vereadora Psicóloga Tanise Sabino (MDB).

A iniciativa busca promover o desenvolvimento de habilidades socioemocionais nos estudantes. Entre as ações previstas, estão a implementação de currículos e atividades que incluam o desenvolvimento de habilidades como resiliência, empatia, comunicação eficaz, gestão de estresse e resolução de conflitos; a promoção de oficinas, palestras e atividades interativas com foco na saúde mental e no bem-estar emocional dos estudantes; a criação de espaços seguros nas escolas nos quais os alunos possam expressar suas emoções e buscar apoio quando necessário; e o estabelecimento de protocolos de intervenção rápida para situações de crise ou emergência, envolvendo a atuação de psicólogos escolares e assistentes sociais.

As atividades do programa deverão ser integradas ao currículo escolar de forma transversal, de acordo com a proposta. A Prefeitura deverá promover a capacitação continuada dos profissionais da educação para a implementação efetiva do programa, por meio de cursos, palestras, seminários e outras atividades formativas, conforme o texto.

A proposta tem como foco preparar os estudantes “para lidar com situações de desastres, crises e emergências, como ocorrido com a catástrofe ambiental de maio de 2024, que atingiu todo o estado do RS”, afirma a vereadora na exposição de motivos do projeto. “A educação socioemocional é fundamental para o bem-estar dos alunos e para a criação de um ambiente escolar seguro e acolhedor”, complementa Tanise.

Texto

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)