Plenário

Proposta inclui Setembro Amarelo no Calendário Oficial

Mês é dedicado ao combate ao suicídio e valorização da vida.

  • Cedecondh promove debate sobre regulamentação da banda larga. Na foto: Vereador Dr. Thiago Duarte.
    Vereadores Dr Thiago (à frente) e Professor Alex são proponentes (Foto: Matheus Piccini/CMPA)
  • Esclarecimentos acerca da política de assistência municipal. Na foto: Vereador José Freitas.
    Vereador José Freitas (PRB) também assina a proposta (Foto: Henrique Ferreira Bregão/CMPA)

Está em tramitação no Legislativo municipal o Projeto de Lei que inclui o Setembro Amarelo – Mês de Prevenção ao Suicídio e de Valorização da Vida no Calendário de Eventos de Porto Alegre. A proposta, assinada pelos vereadores Dr. Thiago Duarte (DEM), José Freitas (PRB) e Professor Alex Fraga (PSOL) foi apresentada a partir da reivindicação do Centro de Valorização da Vida (CVV) e tem o objetivo de estimular reflexão e a conscientização sobre a temática do suicídio, a diminuição de seu índice de ocorrência e a valorização da vida.

“O Setembro Amarelo nasce como uma data a ser lembrada anualmente, engajando a comunidade com os diversos órgãos públicos que fazem a defesa da vida”, declaram os parlamentares autores, na justificativa. Eles apontam como diretrizes do evento o alerta à população sobre como perceber sinais de pessoas em risco de suicídio, a promoção de encontro com especialistas para debater temas ligados às áreas de valorização da vida e de combate ao suicídio e a confecção e distribuição de material didático sobre o assunto.

De acordo com o texto do projeto, durante o mês de setembro seriam realizadas ações organizadas pelos órgãos públicos com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da valorização da vida e do combate ao suicídio, como palestras, distribuição de materiais educativos e iluminação em amarelo dos prédios públicos. A proposição também prevê o incentivo do debate nas escolas sobre a autoestima e a convivência pacífica, não discriminatória e solidária e o incentivo para que estabelecimentos privados afixem materiais destacando o mote da campanha.

Texto: Paulo Egídio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)