PLENÁRIO

Proposta institui Programa de Apoio Psicológico a Vítimas de Inundações

  • Enchente, Água, Novembro 2023, Ilhas, Calamidade,
    Região das Ilhas foi umas das mais atingidas na Capital (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)
  • Vereador José Freitas assume momentaneamente a presidência.
    Vereador José Freitas (Foto: Júlia Urias/CMPA)

Está tramitando na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que institui, na rede pública municipal de saúde, o Programa de Apoio Psicológico e Social para Vítimas de Inundações em Porto Alegre (Papsvipoa). A proposição tem como autor o vereador José Freitas (Republicanos). O objetivo do Programa é oferecer suporte emocional e assistência social personalizados às pessoas afetadas pelo desastre natural das inundações de Porto Alegre, minimizando os efeitos pós-traumáticos provocados naqueles que sofreram danos físicos, materiais e psicológicos e que vivenciaram a ameaça à vida ou ainda que testemunharam situações trágicas.

Conforme o projeto, o Programa compreenderá ações como a realização de cadastro individual e de grupos nas unidades de saúde do município; atendimento psicológico individual e em grupo para as vítimas, visando ao acolhimento, ao apoio emocional e à elaboração do trauma causado pela inundação; encaminhamento para serviços de saúde mental especializados, quando necessário, para tratamento de quadros mais complexos de estresse pós-traumático e outras condições relacionadas; orientação e apoio social para acesso a benefícios sociais, recursos financeiros e assistência material, conforme as necessidades identificadas de cada família afetada; entre outras. A proposta prevê ainda que o atendimento psicológico poderá ser realizado de forma virtual ou presencial, a critério da Administração.

Para o autor do projeto, as consequências dos desastres naturais colocam em risco a saúde mental de indivíduos, famílias e comunidades. “Ao apresentar este projeto de lei, estamos buscando ajudar as vítimas de catástrofes naturais a superar a ampla gama de problemas psicossociais que podem decorrer desses eventos, bem como proporcionar apoio psicológico para que possam reconstruir as suas vidas no pós-desastre”, afirma Freitas.

Texto

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)