Proposta institui Serviço Voluntário Biblioteca Humana
A Câmara Municipal de Porto Alegre começou a debater projeto de lei que institui na Capital o Serviço Voluntário Biblioteca Humana. A iniciativa é do vereador Hamilton Sossmeier (PODE).
Conforme o projeto, a biblioteca humana consiste em sessões em que voluntários compartilham suas histórias de vida. A atividade busca a promoção do diálogo intercultural e o compartilhamento de experiências por meio de relatos pessoais.
As sessões da biblioteca humana poderão ser promovidas por instituições públicas ou privadas, podendo ocorrer em bibliotecas, escolas, universidades e outros espaços culturais. O serviço será acessível ao público de forma gratuita, promovendo a igualdade de acesso à informação e a diversidade de perspectivas.
A participação é voluntária e não remunerada. De acordo com o texto, os voluntários serão selecionados com base em critérios que assegurem a representatividade de diferentes grupos étnicos, culturais, socioeconômicos, religiosos, de gênero, entre outros.
A iniciativa “oferece uma oportunidade única para que outros indivíduos possam ouvir, aprender e interagir diretamente com narrativas diversas”, afirma Sossmeier na exposição de motivos do projeto. O serviço visa “enriquecer a comunidade de Porto Alegre com um instrumento valioso para a compreensão mútua, a valorização da diversidade e a construção de laços sociais mais sólidos e empáticos”, complementa o vereador.