Plenário

Proposta prevê instalação de barreiras sanitárias na Capital

Verador Adacir Oliboni
Aldacir Oliboni (PT) (Foto: Isabelle Rieger/CMPA)

Está em Discussão Preliminar de Pauta na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto que estabelece política de barreira sanitária a ser adotada para a prevenção da disseminação do novo Coronavírus (Covid-19) na Capital. O autor é o vereador Aldacir Oliboni (PT). Conforme o projeto, considera-se política de barreira sanitária a ação articulada do Poder Público para realizar exames de temperatura corporal e coleta de dados sobre condições de saúde da população em locais de grande circulação de pessoas ou veículos automotores. 

"São passíveis de barreiras sanitárias ocupantes de veículos automotores em circulação em vias urbanas de entrada e saída do Município; acesso a locais de grande concentração de pessoas, como o Centro Histórico, bairros e avenidas de grande incidência de atividade comercial; e entorno ou de acesso a praças e parques. As barreiras serão montadas também em terminais do transporte coletivo por ônibus e lotação, em especial na zona central, durante os dias e horários considerados de pico."

Oliboni sustenta que a proposição busca estabelecer a adoção de barreiras como forma de constituir uma metodologia de prevenção à disseminação do vírus. "Isso não significa, de maneira alguma, romper com direitos individuais da população, mas enfrentar a possibilidade de agravamento da pandemia em nossa cidade. Ou seja, proteger o direito coletivo da população de não ser infectada e ter a vida protegida."

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)