Proposta prevê que unidades de saúde disponibilizem fraldário
Entrou em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que estabelece que as Unidades Básicas de Saúde, as Unidades de Pronto Atendimento e os hospitais de Porto Alegre deverão instalar ao menos um fraldário em suas dependências. A proposta é de autoria do vereador Claudio Janta (Solidariedade) e prevê que os referidos fraldários disponibilizem, de forma gratuita, fraldas aos usuários do sistema de saúde do município que não as possuam. Conforme a proposição, os fraldários deverão possuir instalações adaptadas para crianças atípicas, nos moldes de salas multissensoriais.
De acordo com o autor, o projeto foi criado em resposta à demanda de mães e pais que reclamam da falta de tal estrutura nas unidades de saúde de Porto Alegre, dificultando esse momento íntimo entre pais e filhos, além de aumentar os riscos da insalubridade dos ambientes hospitalares a que ficam expostas as crianças.
“Além disso, o espaço destinado contará com a acessibilidade para crianças atípicas, o que proporcionará maior conforto para os pais e filhos, pois, em locais cheios de informações e ocorrências urgentes, como hospitais e postos de saúde, se faz necessário um local como as salas multissensoriais que garantam o bem-estar dessas crianças”, aponta Janta.