Plenário

Proposto o título de Cidadão a Alexandre Mota

Movimentação de Plenário: na foto: vereador José Freitas
Vereador José Freitas (PRB) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Tramita, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de lei de autoria do vereador José Freitas (PRB) que concede o título de Cidadão de Porto Alegre ao jornalista Alexandre Hernandes Mota. O homenageado nasceu em Santo André (SP), em 23 de junho de 1972, e é jornalista e apresentador de televisão, apresentando atualmente o Balanço Geral RS, pela TV Record.

Trabalhando com jornalismo desde outubro de 1991, começou na televisão em 1995. Em 1991, trabalhou como produtor e repórter de um programa chamado Rádio Polícia, na extinta Rádio Cultura de Santos. Mais tarde, trabalhou como repórter de geral na CBN, no Grupo Globo, em Santos. Em setembro de 1995, foi para Cuiabá trabalhar no Sistema Brasileiro de Televisão – SBT –, sendo a sua primeira experiência na TV. Ficou quatro anos no SBT. Teve uma época em que houve uma parceria da SBT com a CBS norte-americana, então eram realizados noticiários curtos ao longo da programação e apresentados na bancada. Saiu do SBT em 1998, e foi para a Record de Cuiabá. Lá, trabalhou como repórter e depois como apresentador de dois programas: Cadeia Neles, que era apresentado na hora do almoço, e, logo após, começou a apresentar o MT Record, um noticiário com notícias gerais com pequenos períodos de comentários. Enquanto apresentava o MT Record, trabalhava como repórter na Record de Cuiabá. Trabalhou em dois jornais diários: Folha do Estado e a Gazeta, que são jornais importantes na região centro-oeste.

Durante uma visita à Record de São Paulo, foi chamado para cobrir uma inundação na capital paulista. Foi trabalhar em São Paulo no telejornal Fala Brasil, na área de economia. Os apresentadores eram Rodolfo Gamberini e Mônica Waldvogel. Na Record, cobriu matérias em todos os jornais, até na área de esportes. Fez SP no Ar, Domingo Espetacular, SP Record, foi repórter do Domingo Espetacular, fazendo apresentações ao vivo, e foi repórter a bordo de helicóptero por três anos. Saiu da Record em 2007, e voltou para Cuiabá, onde ficou quatro meses. Após, voltou para São Paulo para cuidar da saúde de sua mãe. Trabalhou quatro meses na Band e apresentou o SP Acontece. Voltou em fevereiro de 2008, quando assumiu o Balanço Geral em Porto Alegre, substituindo Luiz Carlos Reche. Virou enredo da Escola de Samba Império do Sol, em 2012.

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)