Plenário

Proposto o título de Cidadão ao jornalista Diego Casagrande

Movimentação de Plenário. Na foto, o vereador Mendes Ribeiro.
Vereador Mendes Ribeiro (MDB), autor do projeto (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei de autoria do vereador Mendes Ribeiro (MDB), que concede o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao jornalista Diego Casagrande da Rocha. Segundo Mendes Ribeiro, a homenagem é merecida, “não somente pelo seu caráter e reputação irretocáveis, mas pelo destacado trabalho desenvolvido no meio da comunicação social, ante a sua brilhante trajetória profissional de quase três décadas, por praticar o jornalismo de forma séria, reta, por transmitir a informação com credibilidade e comprometida com a verdade, sem deixar de ter opinião, prestando, assim, um relevante serviço social ao levar conhecimento aos demais cidadãos das notícias que afetam o nosso cotidiano”.

Nascido na capital em 1972, Diego formou-se em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) em 1993. Ainda na faculdade, começou a trabalhar no jornal Zero Hora, no setor de copyright. Depois, atuou como produtor e repórter na Rádio Gaúcha. Foi apresentador e repórter na TVCOM e na RBSTV, tendo sido o primeiro apresentador do programa Conversas Cruzadas, em 1995, condição na qual permaneceu por mais de dois anos. Desde 2005 está no Grupo Bandeirantes de Comunicação do Rio Grande do Sul, no qual apresenta os programas Band News Porto Alegre Primeira Edição, na Rádio Band News FM 99,3, e Rádio Livre, na Rádio Bandeirantes FM 94,9/AM 640. Recentemente se mudou para Orlando, no estado norte-americano da Flórida, de onde continua prestando seus serviços ao Grupo Bandeirantes.

Ao longo da carreira, Diego Casagrande já recebeu os prêmios Press, Brigada Militar e Direitos Humanos de jornalismo. Em 2014, foi escolhido Comunicador da Qualidade do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) e Comunicador do Ano da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RS (FCDL). Em 2015, recebeu o Prêmio Press de Melhor Apresentador de Rádio do Rio Grande do Sul, em votação pública e de personalidades. E em 2016 foi escolhido para receber o Prêmio Liberdade de Imprensa do XXX Fórum da Liberdade.

Diego Casagrande é autor de quatro livros, são eles: Porto Alegre: 48 horas sob Terror, junto com José Rafael Rosito Coiro, de 1997; Vanguarda do Atraso - Ameaças à liberdade de expressão durante o governo do PT no Rio Grande do Sul, de 2006; O triunfo das nulidades e outras crônicas para refletir o Brasil, de 2014; e Que delícia ser de esquerda & outras crônicas, de 2016. Além disso, participou da antologia Santa Sede - Crônicas de Botequim.

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)