MOÇÃO DE APOIO

Protocolada moção de apoio à regulamentação da Polícia Penal

Vereador protocola Moção de Apoio ao Processo de Regulamentação da Polícia Penal
Vereador protocola Moção de Apoio ao Processo de Regulamentação da Polícia Penal

Para sensibilizar os deputados estaduais a apreciarem a matéria que tramita na Assembleia Legislativa desde 2020, o vereador Alexandre Bobadra (PSL) protocolou Moção de Apoio ao Processo de Regulamentação da Polícia Penal no Rio Grande do Sul visando garantir a estes servidores direitos inerentes à carreira policial.

A criação da Polícia Penal, incluída no rol das polícias do artigo 144 da Constituição Federal em 2019, trouxe diversos benefícios para a segurança pública. Já regulamentada em diversos estados, ainda aguarda aprovação do Parlamento gaúcho, apesar de sua reconhecida importância.

Com a transformação em carreira policial, esses profissionais são equiparados aos membros das demais polícias brasileiras, mas com atribuições específicas.

Dentre as atribuições da Polícia Penal e nomenclatura que confere aos agentes penitenciários o poder de polícia, a atividade desempenhada pelos Policiais Penais preserva a ordem pública nas atribuições de segurança, vigilância e custódia de presos.

Os servidores realizam a segurança externa dos estabelecimentos penais, escoltas de presos com efetivo exclusivo da Policia Penal - liberando a Polícias Rodoviária Federal e Militar das escoltas, pois passaram a contar com melhores condições de trabalho, armamentos mais potentes e viaturas equipadas.

A necessária regulamentação pretende assegurar a unificação na carreira no que tange a treinamento, estrutura, remuneração, direitos e garantias.

A Polícia Penal não tem impacto financeiro e nem conflito de competência. A reorganização da carreira trará maior segurança jurídica aos servidores penitenciários, além de uma melhora na autoestima e respeito da categoria.