Sessão Solene

Psicóloga Zeila Bedin é Cidadã de Porto Alegre

  • Sessão Solene de outorga do título de Cidadã de Porto Alegre a Zeila Bedin.
    Zeila e Tanise exibem o título da mais nova Cidadã de Porto Alegre (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Sessão Solene de outorga do título de Cidadã de Porto Alegre a Zeila Bedin.
    Amigos, familiares e colegas de profissão prestigiaram a cerimônia (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal entregou hoje (26/4) à psicóloga Zeila Bedin o título de Cidadã de Porto Alegre. A distinção, proposta pela vereadora Tanise Sabino (PTB), foi entregue em cerimônia realizada no Plenário Otávio Rocha e conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Idenir Cecchim (MDB).

Psicóloga Tanise destacou que a aprovação unânime do projeto para a concessão do título mostra o reconhecinto da trajetória de Zeila pela Câmara e pela cidade. "É uma colega de profissão e amiga, numa relação que já dura 23 anos, que começou quando eu ainda estava na faculdade."

A vereadora acrescentou que participou dos grupos de estudos em psicologia organizacional coordenados pela homenageada e de todos os cursos oferecidos pelo instituto criado por Zeila. "Depois que a conheci, nunca mais a larguei. Zeila nos inspira a alcançar nossos propósitos e sonhos. Nos inspira a ser nossa melhor versão. A gente sempre sai transformada para melhor após estar com Zeila."

Ao agradecer aos vereadores que, por unanimidade, aprovaram a homenagem, Zeila destacou o trabalho de Psicóloga Tanise. "Chamo ela de minha vereadora, porque trabalhamos muito juntas para construir esta carreira. Ela se preparou muito para estar aqui, merece o lugar que ocupa e muito mais ainda."

Zeila relembrou sua vinda para Porto Alegre, há 55 anos, para cursar uma faculdade que só havia na Capital. Destacou que foi uma das primeiras psicólogas do RS. "Minha turma foi a terceira ou quarta em graduação em Psicologia no Estado. Batalhei muito, sofri muito preconceito, o mesmo preconceito que ainda hoje os profissionais da saúde mental sofrem."

A homenageada observou que a saúde começa na cabeça e no coração e que só é possível viver bem quando se está mentalmente bem. "Não está fácil viver. Se não nos ajudarmos, estamos fadados a viver muito mais doentes." Por isso, é preciso acreditar que com boas politicas públicas e profissionais qualificados é possível avançar e tornar a Capital gaúcha uma referência em saúde mental no país.

História

Natural de Dom Pedrito, Zeila Bedin mora há 55 anos em Porto Alegre, onde construiu carreira profissional na área de psicologia. É diretora e fundadora da Clínica Bedin, criada em 1975. Desde a década de 70 contribui para a formação de novas gerações para o mercado de trabalho, como supervisora de estágios e professora de graduação e pós-graduação. Zeila, entre muitas outras atividades, é consultora organizacional e professora universitária de graduação e pós-graduação (PUCRS, IDG e MBA Indústria UNINDUS).

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)