Qualidade da água é discutida no Fórum de Entidades
Para debater questões relacionadas às estações de captação de água em Porto Alegre, o Fórum de Entidades se reuniu na noite desta quarta-feira (16/4), no Plenário Ana Terra da Câmara de Vereadores.
A coordenadora do Fórum, vereadora Neuza Canabarro (PDT) lembrou que o Fórum foi criado com o objetivo de possibilitar que as entidades sejam ouvidas. Os vereadores poderão debater quando tivermos as emendas aprovadas, ponderou.
Lago Guaíba
Foram feitas considerações sobre a visita de fiscalização que a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) realizou no dia 5 de abril ao Lago Guaíba, para observar os locais de captação de água pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto na Capital (DMAE).
Enquanto eram apresentadas fotos da visita, alguns daqueles que participaram fizeram suas considerações. Todos ficaram surpresos em relação à qualidade da água, analisou Neuza. Não estamos responsabilizando essa administração, e sim analisando a situação atual.
DMAE
Iara Morandi, diretora da Divisão de Pesquisa do DMAE, explicou que desde a década de 70 o DMAE tem o controle da qualidade da água. Além de acompanhar alterações da qualidade, o Departamento propõe, quando necessário, mudanças nos pontos de captação.
Segundo Iara, o trabalho pode ser lento. Apesar disso, o DMAE tem a preocupação com a qualidade dos recursos hídricos antes de chegar às estações de tratamento de água, acrescentou, salientando que há grandes investimentos no tratamento de esgotos.
O diretor da Divisão de Tratamento do DMAE, Renato Rossi, ressaltou que inúmeros estudos foram realizados e modificações propostas ao longo dos anos. O DMAE implementou, em 2006 / 2007, diferentes tecnologias, desde a clarificação até processos alternativos de oxidação. A entrega do produto está totalmente dentro da legislação vigente.
Conforme os dados trazidos por Renato, a qualidade da água em Porto Alegre melhorou cerca de 23% nos últimos dez anos.
Encaminhamentos
Neuza julgou preocupante o resultado dos projetos relacionados à orla do Guaíba, como a ampliação do Shopping Praia de Belas, a revitalização do Cais do Porto e a construção do BarraShopping Sul e do Museu Iberê Camargo. "A conseqüência disso será a circulação de aproximadamente 50 mil pessoas por dia na região".
Na semana passada, a vereadora avaliou que a Cosmam deverá entrar com projeto de emenda à lei orgânica do município, "para que os empreendimentos imobiliários de grande porte, quando houver necessidade, sejam responsáveis pelo tratamento de água e esgoto".
Ficou acertado que, na próxima reunião, serão votadas as emendas 7 e 10, apresentadas ao projeto do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA) da Capital no último encontro do Fórum (9/4). Também será apresentado um vídeo sobre a visita técnica ao Lago Guaíba.
Os vereadores Carlos Todeschini (PT) e Beto Moesch (PP) participaram das discussões.
Leia mais sobre a visita da Cosmam ao Lago Guaíba
Taidje Gut (reg. prof. 13614)