Quinzena do Meio Ambiente vai até 13 de junho
A Câmara Municipal de Porto Alegre promove, até 13 de junho, a Quinzena do Meio Ambiente para marcar a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de Junho). A programação inclui o seminário Aquecimento Global Efeitos, Mitos & Verdades, exibições dos documentários Mudanças de Clima e Mudanças de Vida e Josué de Castro Por Um Mundo sem Fome, exposição fotográfica sobre José Lutzenberger, entrega de prêmio ao Greenpeace e mostras de arte ecológica. Entrada franca em toda a programação.
A Câmara fica na Avenida Loureiro da Silva, 255. Informações: (51) 3220-4187 e 3220-4392. Inscrições para o seminário: e-mail rp@camarapoa.rs.gov.br
5/6 - Terça-feira
- 9 horas - Teatro Glênio Peres
Projeção do vídeo Josué de Castro - Por um Mundo sem Fome, sobre a vida do médico, sociólogo e geógrafo e sua pesquisa sobre a relação do homem com o ambiente natural na Ilha de Deus, situada às margens do Rio Capibaribe, na cidade de Recife (PE).
- 19 horas - Plenário Otávio Rocha
Sessão Solene pela passagem do Dia do Meio Ambiente (5 de Junho) e entrega do Prêmio Ecologista do Ano José Lutzenberger à organização não-governamental Greenpeace.
8, 11 e 12/6 Sexta, segunda e terça-feira
- 12h15min e 13 horas - Teatro Glênio Peres
Exibição do documentário Mudanças de Clima e Mudanças de Vida
11/6 - Segunda-feira
- 14 horas Salão Adel Carvalho
Abertura da exposição fotográfica José Lutzenberger, que retrata a vida do ambientalista gaúcho reconhecido mundialmente pela defesa do desenvolvimento sustentável, principalmente na agricultura e no uso dos recursos renováveis.
13/6 - Quarta-feira
- 19 horas - Plenário Ana Terra
Seminário Aquecimento Global: Efeitos, Mitos & Verdades
Palestrantes:
- Miguel Sattler engenheiro e professor da Ufrgs, PhD em sustentabilidade
- Daniel Conrado mestre em Gestão Ambiental e diretor executivo do Instituto Portal Ambiental
- José Maria Filippini Alba pesquisador da Embrapa Clima Temperado
- Rosângela Motiska Bertolo - auditora substituta do Tribunal de Contas do Estado, especialista em Direito Urbanístico e Ambiental e doutora em Direito
- Francisco Eliseu Aquino professor da Ufrgs, doutorando em Climatologia e Mudanças Climáticas entre a Antártica e o Sul do Brasil.
Exposições com visitação até 8/6
- A Transformação do Papel: esculturas da artista plástica Sílvia Roth, moldadas em massas oriundas da reciclagem de fibras de celulose.
Local: T Cultural Tereza Franco (2º piso)
- O Papel Social na Floresta Urbana: produtos e objetos de papel reciclado, feitos na Usina do Papel (Secretaria Municipal de Cultura).
Local: Galeria Clébio Sória (térreo)
- Espalha Arroz: produtos e objetos oriundos de resíduos da produção de arroz, produzidos por alunos do Colégio Agrícola Estadual Daniel de Oliveira Paiva sob coordenação da Papeloteca Otávio Roth.
Local: Galeria Clébio Sória (térreo)
Amazônia para Sempre: fotos do Greenpeace que retratam a destruição da floresta decorrente de plantação de soja e sobre focas e golfinhos.
Local: saguão térreo
Saiba mais sobre as exposições da Quinzena do Meio Ambiente
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)