PLENÁRIO

Rádio Comunitária da Lomba do Pinheiro é homenageada pelo Legislativo

  • Plenário durante a 18ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa Ordinária. Período de Comunicações em Homenagem aos 19 anos da Radio Comunitária Lomba do Pinheiro.
Proponente: Vereador Alvoni Medina
    Vereadores e representantes da emissora após homenagem no Plenário Otávio Rocha (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Plenário durante a 18ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa Ordinária. Período de Comunicações em Homenagem aos 19 anos da Radio Comunitária Lomba do Pinheiro.
Proponente: Vereador Alvoni Medina
    Vereador Alvoni Medina (Republicanos) propôs a cerimônia (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Durante a sessão ordinária desta segunda-feira (14/6), a Câmara Municipal de Porto Alegre destinou o período de Comunicações para homenagear os 19 anos da Rádio Comunitária da Lomba do Pinheiro, fundada em 1º de maio de 2002 pelo sargento Flávio Cassal. O ato contou com a presença de Argeu Avila, Diaram Silva, José Dornelles Pereira, Gilda Linhar, Antônio Carlos Menezes, José Getúlio Batista, Rosa Maria Nunes e Bernardina da Rosa Rodrigues, representantes da rádio.

Diaram Silva, presidente da rádio, agradeceu o espaço na Tribuna. “Nunca entendi nada de rádio, nem sabia mexer num botão. Em agosto do ano passado caí de paraquedas e hoje estou lá fazendo a programação”. Salientou que Paulo Silva, falecido no ano passado, ensinou muito a ele sobre a rádio. “Os comunicadores são voluntários, ninguém ganha nada, a rádio dá até prejuízo”. Diaram pediu ajuda dos vereadores para manter a rádio viva, que atende “de 25 a 30 mil ouvintes ao mês, na Bahia, em São Paulo, nos Estados Unidos”. Frisou que “as portas estão abertas” e “a rádio vai transmitir sempre a verdade, seja a quem for, doa a quem doer”. Convidou aos vereadores para comparecerem à rádio.

Proponente da homenagem, Alvoni Medina (Republicanos) afirma que a rádio FM 87,9, situada na parada 16 da Lomba do Pinheiro, “em um pequeno estúdio improvisado dentro de uma sala comercial”, tem uma “ligação de amizade e solidariedade com a população”, pois os comunicadores e voluntários ajudam os moradores do bairro com roupas e alimentos e fazem “um notável trabalho” e trazem “uma imensa contribuição para a sociedade”. “Tive a imensa satisfação de participar de alguns programas na rádio”, lembrando que lá recebeu demandas da comunidade. Aproveitou o espaço para dar os parabéns à Associação Nacional de Aposentados e Pensionistas da Previdência Social (ANAAPS), que comemorou “13 anos de atuação em prol dos idosos na cidade de Porto Alegre”. (RF)

Alexandre Bobadra (PSL) ressaltou o “combate às rádios piratas, buscando a legalização das rádios comunitárias no Rio Grande do Sul”, visando a “democratização da comunicação” no estado. “Quanto mais pessoas tiverem acesso à comunicação, melhor para todos nós”. Finalizou parabenizando a todas as rádios comunitárias do Rio Grande do Sul.

Também prestigiou a cerimônia o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Democratização da Comunicação Comunitária na Assembleia Legislativa, deputado Capitão Macedo (PSL). Em apartes, os vereadores Cláudia Araújo (PSD), Cassiá Carpes (PP), Lourdes Sprenger (MDB), Giovane Byl (PTB), Aldacir Oliboni (PT), Kaká D’Ávila (PSDB), Bruna Rodrigues (PCdoB), Karen Santos (PSOL), Comandante Nádia (DEM), Airto Ferronato (PSB) e Pedro Ruas (PSOL) parabenizaram a rádio.

Texto

Rian Ferreira (estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)