SAÚDE

Ramiro apoia retirada da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos na Capital

Decisão da prefeitura foi tomada nesta sexta-feira com a publicação de decreto municipal

Ramiro comemora fim do uso obrigatório de máscaras em ambientes abertos públicos e privados em Porto Alegre
Ramiro comemora fim do uso obrigatório de máscaras em ambientes abertos públicos e privados em Porto Alegre

O uso obrigatório de máscaras em ambientes abertos públicos e privados em Porto Alegre foi retirado nesta sexta-feira, 11. Os detalhes da medida estão no decreto municipal 21.413, publicado hoje no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). As máscaras seguem obrigatórias em locais fechados.

“Apoio a decisão da prefeitura de retirar a obrigatoriedade das máscaras em espaços externos. Apoio, ainda, a retirada da obrigatoriedade em áreas internas, em ambientes privados, no meu entendimento, deve ficar a cargo do proprietário do local e dos frequentadores esta decisão”, disse o vereador Ramiro Rosário (PSDB). Uma reunião agendada para a próxima sexta, 18, avaliará novas flexibilizações. 

Ramiro entende, porém, que o poder público deve seguir orientando de forma educacional as pessoas que o uso de máscara é importante para quem estiver com sintomas gripais.

VACINAÇÃO
A Capital gaúcha tem 85% da população vacinável (maiores de 5 anos) com esquema vacinal completo, além de apresentar queda nos índices de contaminação e internação hospitalar. Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), houve redução de casos confirmados pela sexta semana epidemiológica consecutiva, com níveis equivalentes a abril de 2021 e setembro de 2020. A região 10, composta por Porto Alegre, Cachoeirinha, Alvorada, Gravataí, Viamão e Glorinha, apresenta a menor taxa de contaminação acumulada em sete dias, com 160 casos. A média do Estado é de 300.

Texto

Orestes de Andrade Jr. (reg. prof. 10.241)