BALANÇO

Ramiro consolida um mandato de bons projetos para Porto Alegre

Na prestação de contas anual do mandato, vereador disse que o ano foi extremamente produtivo e positivo, com duas leis aprovadas em benefício dos porto-alegrenses

  • Prestação de contas anual do mandato do vereador Ramiro Rosário (PSDB)
    Durante o bate-papo com Cleber Benvegnú, Ramiro revelou que será candidato a deputado estadual em 2022. Foto: Renan Mattos / Divulgação
  • Público lotou o Fuga Bar na prestação de contas de Ramiro Rosário
    Mesmo em uma noite chuva, 220 pessoas lotaram o Fuga Bar, no 4º Distrito de Porto Alegre, na noite desta terça-feira (14/12). Foto: Renan Mattos / Divulgação

Um mandato de bons projetos para Porto Alegre. É isso que o vereador Ramiro Rosário (PSDB) consolidou para o seu mandato na Câmara em 2021. Na sua tradicional prestação de contas anual, desta vez feita de forma inovadora, em formato de ‘talk show’ comandado pelo jornalista Cleber Benvegnú, nesta terça-feira (14/12) à noite, Ramiro mostrou aos 220 presentes os principais destaques do ano. “O Pacote Contra a Corrupção e o Programa Quitação Legal têm impacto real na vida da cidade”, disse, orgulhoso, no evento realizado no Fuga Bar, no 4º Distrito de Porto Alegre. 

Com as duas iniciativas, Ramiro mostrou que é um vereador que pensa e propõe projetos para a cidade, em benefício de todos os porto-alegrenses. “Os dois projetos são um legado que ficará gravado no dia a dia de Porto Alegre. Serão utilizados todos os dias, de forma prática, pelos cidadãos”, afirmou Ramiro.

Benvegnú começou perguntando sobre as particularidades de 2021, o primeiro ano cheio do Ramiro como vereador. Isso porque, explicou o apresentador convidado, no primeiro mandato em que foi eleito vereador, Ramiro foi secretário municipal de Serviços Urbanos. Retomou o mandato somente no último ano de legislatura, em abril de 2020, em maio à pandemia do coronavírus, quando todas as sessões da Câmara foram virtuais. “Foi, na prática, meu primeiro ano completo como vereador em atividade no plenário e na Câmara de Porto Alegre. Com um acréscimo marcante: o nascimento da minha filha Lavínia, que acabou virando presença constante nas sessões virtuais da Câmara este ano, principalmente nas comissões”, recordou.

MANDATO EM NÚMEROS
Durante 2021, Ramiro viu o seu Pacote Contra Corrupção virar a Lei 12.827, em 6 de maio de 2021. Outros cinco projetos de lei foram apresentados, sendo que o Quitação Legal também foi aprovado agora em dezembro. “Se o Pacote Contra Corrupção dificulta a vida dos corruptos e atua na prevenção às irregularidades, o programa Quitação Legal possibilita que devedores da prefeitura em dívida ativa possam quitar seus débitos através da prestação de serviços, obras ou entrega de bens”, resumiu Ramiro. Ele ainda assinou cinco outros projetos em coautoria com outros vereadores. Dois deles já foram aprovados, a Lei da Liberdade Médico-Paciente e a Lei que autoriza a exploração comercial em espaços públicos adotados.

Como relator da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), Ramiro elaborou 46 pareces no ano. Todos foram aprovados pelos integrantes da CCJ. O vereador ainda fez 250 Pedidos de Providência (125 respondidos; 125 aguardando resposta da Prefeitura) e 69 Pedidos de Informação (54 respondidos; 15 aguardando resposta da Prefeitura. 

CANDIDATO A DEPUTADO
Durante o bate-papo com Benvegnú, Ramiro revelou que será candidato a deputado estadual em 2022. A conversa foi intercalada com depoimentos em vídeos de apoiadores e amigos sobre a caminhada do vereador. No final, um vídeo da esposa Aline e da mãe Cristiane com a Lavínia emocionou Ramiro. “Agradeço a Deus pela família que me deu, pela minha equipe maravilhosa e pela oportunidade de trabalhar pela nossa cidade e pelo Rio Grande para transformar a vida das pessoas”, concluiu Ramiro, saudando a presença de todos, apesar da noite chuvosa. 

Texto

Orestes de Andrade Jr. (reg. prof. 10.241)